Billy Blanco, o maior cronista musical brasileiro.


William Blanco veio ao mundo com o sobrenome Abrunhosa Trindade, em 8 de maio de 1924. Belém do Pará foi o berço. Logo em 1946 ingressou no Mackenzie College, São Paulo. Pouco depois foi para o Rio de Janeiro onde se graduaria em arquitetura – 1950.
Billy Blanco seria o apelido. Com Tom Jobim escreveria a Sinfonia do Rio de Janeiro (1954) e vinte anos depois, sozinho, escreveria Paulistana, a sinfonia de São Paulo, assinada em 1974.
A meu ver é o maior cronista popular do nosso tempo - cronista como letrista de música popular. Nas mais de cem composições que assinou, o humor e a genialidade sem metáforas, comparado ao talento inefável de Noel Rosa, revela o simples e o belo, sem enfeite e sem frescura. Billy Blanco é mestre em escrever e compor.
Rio do meu amor, lançada em 2002, é uma das maiores obras primas sobre a cidade do Rio de Janeiro. Bem maior que o Maracanã, a tropicália e todo o cinema novo reunidos. Incomparável. Pouquíssimos conhecem as canções do Billy, pouquíssimos conhecem o Billy Branco, pouquíssimos conhecem a Paulistana - Sinfonia de São Paulo.

Página Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário